Atribuições da Secretaria
Coordenar, planejar e executar as ações de assistência social no âmbito do SUAS;
Gerir os serviços, programas e benefícios da proteção básica e especial (CRAS, CREAS, acolhimento, SCFV, etc.);
Administrar o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família;
Coordenar políticas transversais de direitos humanos, igualdade racial, gênero, infância, juventude, idosos e pessoas com deficiência;
Gerenciar os fundos municipais vinculados à assistência e aos direitos sociais;
Apoiar os conselhos municipais da área social;
Promover a formação continuada dos trabalhadores do SUAS e a integração com outras políticas públicas.
Formular e executar políticas públicas de geração de trabalho, emprego e renda;
Articular parcerias para capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo;
Gerir o Banco de Empregos e ações de intermediação de mão de obra;
Apoiar a formalização de empreendimentos por meio da Sala do Empreendedor;
Promover o acesso a microcrédito, programas de qualificação e inclusão produtiva;
Estimular o cooperativismo, a economia solidária e os arranjos produtivos locais;
Apoiar os conselhos relacionados à política de trabalho e renda.